segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

EM 2017 VAMOS CONSTRUIR UM LAR


DECISÕES PARA HOJE 

Precisamos tomar decisões e não há decisão mais importante a ser tomada do que em relação a nossa vida e a nossa família. 

Auren Throttle, no seu livro “Choque do Futuro” disse que; o maior problema da sociedade é o problema da família.
É maior que o problema econômico, é maior que o problema político, é maior que o problema social. O maior de todos; é o problema da família.

Nós não teremos uma igreja forte, uma cidade forte, uma nação forte, se nós não tivermos famílias fortes. 

Convido a você a tomar uma decisão hoje, que em 2017 você vai parar de morar em casa, e vai tomar a decisão de construir um LAR. E nesse lugar você vai ser feliz em FAMÍLIA. 

Decisões:

se depender de mim minha família vai ser mais feliz.

- se depender de mim minha família vai ter mais amor.

- se depender de mim eu quero ficar mais tempo com minha família. 

Temos uma vida corrida, muitos afazeres e o tempo de qualidade com a família é escasso e quando temos um tempinho surgem tempestades que atrapalham os poucos momentos juntos. Você jovem tem uma vida muito corrida, congestionada. 

Mas você pode dizer a Deus; se depender de mim eu quero ter mais tempo com minha família.

Se depender de mim:

eu vou ser mais amigo de meus pais;

eu vou conversar mais com meus filhos;

eu vou conversar mais com minha mulher;

eu vou dar atenção maior ao meu marido. 

EU VOU FAZER DO MEU LAR O LUGAR MAIS GOSTOSO PARA SE VIVER NA TERRA. 

No século 21, o século da comunicação  nós estamos perdendo a capacidade de olhar nos olhos das pessoas e se comunicar com elas.

Nossos filhos hoje parece que não precisam ser ensinados eles já nascem no mundo da mídia.

Nossos filhos antes mesmos de aprender a falar e a escrever já são ligados a um computador.  Já sabem lidar com a internet.

E nós já sabemos CABULAR uma conversa de duas horas pela internet, mas não conseguimos olhar nos olhos um do outro e bater uma papo de 20 minutos.

Há famílias que os filhos são chamados para o almoço pelo WhatsApp.Há famílias que se comunicam pelo smartfone dentro de casa.

Já perdemos a capacidade de investir tempo na comunicação.

O Texto acima foi extraído (em parte) da Palestra do Pr Hernandes Dias Lopes

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória-IPB


 CASAS tem paredes que dividem e determinam os cômodos, e se não for bem administrada, cuidada da forma correta tende-se a ser local de pessoas individualistas e egoístas, esta casa nunca será um LAR.

    LARES são construídos por matérias prima ideal e com consciência de sua importância, são construídos por pessoas que em harmonia determinam a convivência de forma pacifica com respeito e cordialidade, proporcionando assim, alegrias em seus habitantes. É necessário estar sempre fazendo a manutenção com todo cuidado e carinho, não requer pessoas técnicas, deve ter mão de obra de pessoas com desejo de melhorias e mudanças a todo instante. (quebras de paradigmas são imprescindíveis) CASAS abrigam pessoas de maus tempos:

Guardam das chuvas e do sol, e da à tranquilidade necessária para descansar.   a sensação de segurança do que poderá vir do lado de fora, mas, tende a dividir as pessoas e pode acelerar o desenvolvimento do egoísmo e da individualidade o que culmina com casais sem diálogo e sem o sentimento de comunhão e de união.

1-Amor; tudo sofre, tudo espera, tudo crê, tudo suporte e jamais acaba. “O amor é tudo, feliz é quem ama”, diz um poeta.

O amor fortalecido no casal se estende naturalmente aos filhos que devolve amor a seus pais e demais membros da família.

   2-Perdão; perdoe e peça perdão todas as vezes que forem necessários, (derrubar a parede que separa vidas por causa de ressentimentos), os filhos aprenderão a perdoar também.

   3-Elogio; palavra que traz um valor pessoal muito grande (elogio com honra), alegrando quem a receba e esta se sente incentivada a fazer o melhor sempre. Os filhos aprenderão a elogiar seus irmãos.

   4-Ajuda; chegue antes para servir, não espere ser solicitado(a), o serviço do lar deve ser visto de forma responsiva a todos, para não sobrecarregar somente um e todos fazendo a sua parte, sobra tempo para o dialogo e outras atividades em família.

   5-Companheirismo; "não troque uma barra de ouro por uma de chocolate como se fosse uma criança sem entendimento de valores", a companhia dele(a) sempre será a melhor de todas, os filhos terão histórias para contar dos passeios em família e do cuidado de seus pais de um para com o outro, ensinado pelo exemplo.

   6-Dialogo; sempre haverá motivos e momentos para isso, não jogue para debaixo do tapete os assuntos que devem ser tratados com transparência e responsabilidade, estamos falando de relacionamento em família que deve vencer barreiras para sobreviver a tantas ameaças externas. 

O diálogo fortalece a união do casal, os dois juntos serão mais difícil de serem vencidos, os filhos participam vendo as atitudes dos pais e assim trarão para suas vidas este importante item; dialogar sempre, gritar nunca.    

ESPECIAL: Sexo; não invalidem o que Deus criou para ser belo e usual, estar disposto(a) é uma importante regra para o sucesso de um casamento e consequentemente de um LAR, doem-se um para o outro da forma correta, ou seja:

• Mulheres, o homem gosta de vê-las bem arrumadas, perfumadas e alegres, tire a camiseta do dia a dia, quando ele chegar se arrume para esperá-lo ou para encontrá-lo. Diga sempre: Eu te Amo.

• Homens, a mulher gosta de ouvir palavras carinhosas e de romantismo, e o seu toque é essencial para completar a sua alegria, (não a deixe triste para depois querer namorar). Diga sempre: Eu te Amo.
Sejam proativos e comecem a se insinuar desde o inicio da manhã, para concluir á noite com um belo romance. Não deixem o sol se por sobre nenhum tipo de briga.

 Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula. Hebreus 13.4 Façam cada um a sua parte de forma consciente da importância que representa o sexo para um casamento ser duradouro e estar fortalecido contra todas as ameaças externas, agindo assim você estará protegendo seu cônjuge. 

Romanos 12.2 – Não vos conformeis com este século, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a perfeita e boa vontade de Deus. 

- Renove-se a cada dia para melhor em 2017; construído seu LAR todos os dias na presença de Jesus.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15.5

 Forte abraço,

Autor do Texto acima: Evangelista Luiz Gomes
Casado com a Diaconisa Eliane Gomes há 32 anos, pai de um casal de filhos e avô de dois netos.
Servindo ao Reino de Deus há 16 anos.